Facetas e lentes de contato: para diferentes necessidades
A utilização de facetas e lentes de contato dentais têm crescido cada vez mais no setor odontológico estético, e essa alta procura muitas vezes se dá devido ao fato de as facetas e lentes de contato oferecem uma beleza harmônica e completa ao sorriso, de maneira rápida e fácil. E você sabe do que se tratam as facetas e lentes de contato para os dentes? Continue com a leitura e saiba mais sobre o assunto.
Afinal, o que são consideradas facetas e lentes de contato?
As facetas e lentes de contato são funcionalidades que fazem parte da área da estética, visto que visam uma melhor apresentação do sorriso a partir de pequenos fragmentos que podem ser de porcelana ou resina, os quais são moldados, enviados para um laboratório de próteses e então são destinados a colocação nos dentes dos pacientes.
Para que seja possível realizar toda essa moldagem das facetas e lentes de contato é preciso que esse tipo de procedimento seja realizado por um odontologista da área da estética, uma vez que é preciso avaliar pontos como a quantidade de dentes que receberão as facetas e lentes de contato, a complexidade do caso, a cor e o tamanho que os dentes ficarão, entre outros diferentes fatores.
Já no que se refere a indicação do uso de facetas e lentes de contato, apesar de serem muito utilizados por quem busca por uma melhor estética bucal, há casos de indicação do uso das facetas e lentes de contato, como:
- Dentes que são separados;
- Busca por alinhamento dentário;
- Dentes que sofrem alteração de cor;
- Dentes que foram fraturados e/ou quebrados;
- Reabilitação oral;
- Dentes que apresentam um tamanho muito pequeno, no caso de pessoas adultas, entre outros pontos.
Qual a diferença entre as facetas e lentes de contato dentais?
Apesar de serem fabricadas com os mesmos materiais que podem ser de resina ou de porcelana, as facetas e lentes de contato apresentam algumas diferenças entre si, como a necessidade do desgaste do dente e a espessura, por exemplo.
Em relação ao uso de facetas para dentes elas são indicadas para aqueles casos em que houve um transformação muito grande do dente, como, por exemplo, dentes muito escurecidos, múltiplas restaurações, onde para que seja possível aplicar as facetas é necessário que haja um desgaste muito forte do dente permanente. Já no que diz respeito ao uso de lentes de contato elas são indicadas para casos odontológicos mais leves, uma vez que são somente coladas no dente permanente, sem haver a necessidade de intervenção odontológica.
Para que haja a melhor indicação do uso de facetas e lentes de contato é muito importante realizar consultas com odontologistas da área da estética, a fim de que os mesmos possam indicar a melhor solução de tratamento, seja por faceta ou lente de contato.